terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trânsito.

Nomes: Ana Carolina Claudino Santana
Cynthya Gillyana Benicio de Souza
Nélia dos Santos Evangelista Gomes
Rosangela Alves Cardoso dos Santos
Silas Gomes de Souza
Pedagogia 6º semestre

  • Introdução

    Dentre os vários desafios que as metrópoles brasileiras terão de enfrentar no início do século 21, a questão do trânsito será um dos mais importantes.

    O trânsito, mais do que simples deslocamento de pessoas e veículos sobre determinados espaços representa parte da dinâmica da metrópole e da vida de seus moradores. Na verdade, os deslocamentos de veículos e pessoas se relacionam a certas características socioeconômicas (idade, renda, local de moradia, de trabalho, de estudos, etc.), e, também, a uma disputa pelo espaço protagonizada por agentes políticos que desempenham papéis transitórios (pedestres, passageiros, motoristas, etc.).
  • O que é trânsito?

    Trânsito é o movimento de pessoas e de veículo nas ruas. No trânsito podemos se pedestres condutores ou passageiros.
    O pedestre é aquele que circula a pé, o condutor é quem conduz os meios de transporte, o passageiro é usuário de um meio de transporte.

  • Regras de sinais organizam o trânsito.

    Existem regras para organizar a circulação de pessoas e de veículos. Essas regras ajudam a garantir a segurança de pedestres, condutores e passageiros.
    Semáforos, placas de sinalização e faixa de segurança também organizam o trânsito.

EX:

* Os motoristas devem respeitar a sinalização e os pedestres devem atravessar as ruas sempre na faixa de segurança.
* O semáforo (na cor vermelha) está indicando que os veículos devem parar e os pedestres devem seguir.

  • PLANO DE AULA

Faixa etária – 7 anos (2º ano do Ensino Fundamental)

TÍTULO
· Educação para o trânsito

OBJETIVO GERAL
Promover procedimentos, atitudes e valores para a vida em sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar condutores, pedestres e passageiros;
Reconhecer símbolos e cores como forma de comunicação;
Compreender a sinalização e as regras de trânsito como forma de organizar a circulação de pessoas e de veículos nas ruas;
Compreender a importância do cumprimento das regras de trânsito para garantir uma circulação segura e eficiente;

CONTEÚDO
Aprendendo regras de trânsito (placas e sinalizações)

METODOLOGIA
Comentar que as regras para organizar o trânsito nas ruas devem ser respeitadas por pedestres, passageiros e condutores a fim de contribuir para a segurança de todos.
Perguntar se costumam respeitar a sinalização de trânsito, como atravessar a rua na faixa de segurança, observando se o semáforo de pedestre está verde.
Conversar com os alunos sobre como seria o trânsito se não houvesse sinalização.

JUSTIFICATIVA
· Nessa idade as crianças têm muita curiosidade e estão aprimorando seus conhecimentos. Muitas vezes agem por impulso e não prestam atenção podendo causar acidentes, obrigatoriamente o trânsito está inserido em nosso dia – a – dia.

DESENVOLVIMENTO
O intuito dessa aula é orientar aos alunos que:

As placas de trânsito apresentam formas e cores diferentes em função do conteúdo que expressam. As placas de advertência são amarelas e em formato de losango, como a placa “semáforos à frente”.

As placas de regulamentação são brancas, circulares, e tem uma faixa vermelha em volta (com exceção das placas “Parada obrigatória e de a preferência”)

Quando se quer indicar uma proibição, as placas de regulamentação recebem uma faixa vermelha em diagonal, como a placa “proibido estacionar”.


AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através das atividades aplicadas em sala de aula (anexo). - (clike na imagem para Ampliar)




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