terça-feira, 9 de novembro de 2010

História do Bairro

Grupo: Bruna,Luiz, Mariana e Paula.

Disciplina: História
Turma: 2º ano Ensino Fundamental
Objetivo Geral:
Compreender o passado para caracterizar o presente
Conceituar: anterioridade, posterioridade e simultaneidade
Objetivos específicos:
Conceituar história
Conhecer a história do bairro
Identificar bairros residenciais, comerciais e industriais
Concluir que os bairros se modificam com o decorrer do tempo
Reconhecer os moradores do bairro como formadores da comunidade
Evidenciar as principais características do bairro onde mora
Reconhecer-se como parte integrante e agente da comunidade do bairro

Conteúdo(s):
· História do bairro
· Tipos de bairro
· Transformação de ambientes pela ação do homem
· Como é transformada uma comunidade
· Características do bairro onde mora
· Porque faço parte da comunidade do bairro
· Como posso melhorá-lo

Procedimento(s) Metodológico(s):
Roda de conversa
Roda de histórias
Montagem de cartaz
Produção de maquete do bairro

Recursos:
Dicionário, caderno, livro didático, jornais, revistas, tesoura, cola, lousa, giz, cartolina, isopor e sucata para produção da maquete.

Avaliação:
Através da observação da produção e participação dos alunos.

Cronograma (etapas):
1º dia
Conteúdo:
· Fatos históricos
· Fatos científicos
Objetivo:
· Identificar fatos históricos dentro de um contexto
· Comparar fatos verídicos com fatos científicos
Atividades:
· Perguntar aos alunos se eles sabem o que é história.
· Procurar a palavra HISTÓRIA no dicionário e escrever o significado na lousa.
· Comentar e dar exemplos da vida pessoal do que são fatos reais, fatos bons e ruins que marcaram a vida de uma pessoa.
· Contar a história “patinho feio” e pedir para eles identificarem se é um fato real ou fictício.
· Dar jornais e revistas e pedir para eles identificarem fatos reais, recortar e colar em uma folha de sulfite.
· Fazer leitura e interpretação dos textos.
Avaliação: Será avaliado se o aluno compreendeu o que é historia, se sabe diferenciar histórias reais e não reais. A avaliação será através da produção dos alunos e também pela participação oral.

2º dia
Conteúdo:
· Bairros residenciais, comerciais e industriais
Objetivo:
· Identificar bairros residenciais, comerciais e industriais
Atividades:
· Aula expositiva explicando sobre bairros comerciais, residenciais e industriais. Dar exemplos e mostrar fotos.
· Distribuir revistas e pedir para as crianças recortarem imagens desses tipos de bairro.
· Em grupo as crianças montarão três cartazes por grupo, classificando esses tipos de bairro. Podendo complementar com desenho.
Avaliação: Será avaliada a produção do aluno.

3º dia
Conteúdo:
· Modificação dos bairros
· Características do bairro
· Formação de uma comunidade
Objetivo:
· Concluir que os bairros se modificam com o decorrer do tempo
· Evidenciar as principais características do bairro
· Reconhecer os moradores do bairro como formadores da comunidade
Atividades:
· Pesquisar em que ano foi fundado o bairro e concluir quantos anos fazem?
· Porque tem esse nome?
· Quem foram os primeiros moradores?
· Quais foram as primeiras empresas comerciais?
· Deixar cada criança comentar sua pesquisa, anotar os dados na lousa fazendo um relatório. As crianças devem anotar esses dados no caderno.
Avaliação: Será avaliado o interesse, participação e produção das crianças.

4º dia
Conteúdo:
· Linha do tempo da vida da criança
· Tempo cronológico
· Fatos marcantes
Objetivo:
· Reconhecer-se como parte integrante e agente da comunidade do bairro
· Comparar anterioridade, posterioridade e simultaneidade
Atividades:
· Pesquisar junto com as famílias os acontecimentos mais importantes da vida da criança desde o nascimento até o ano de 2010, montando uma linha do tempo. Podendo utilizar fotos se a família disponibilizar.
· Traçar a linha do tempo na lousa e ir marcando ano a ano os fatos marcantes que a criança for relatando. Comparar os dados, por exemplo, quem nasceu no mesmo ano? Quem entrou no mesmo ano na escola? Quem nasceu no bairro? Quem se mudou depois do nascimento e quando mudou? Calcular quanto tempo faz cada acontecimento?
Avaliação: Será avaliada a produção e participação do aluno.

5º dia
Conteúdo:
· Características do bairro onde mora
· O caminho para sua escola
Objetivo:
· Estabelecer relações espaciais entre a residência e a escola
· Evidenciar as principais características do bairro onde mora
· Saber quanto tempo leva de casa até a escola
Atividades:
· Fazer um desenho representando o caminho de casa até a escola.
· Em grupo fazer uma maquete representando o bairro destacando as características mais importantes.
Avaliação: Verificar se o aluno distingue com clareza bairros residenciais, comerciais e industriais; realiza pesquisa; realiza trabalhos com clareza e ordem; se expressa com criatividade.

Bibliografia:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História/Geografia. Vol 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário