segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Natureza e suas inter-relações

PLANO DE AULA
Grupo: Ana Paula, Fabiana, Leiliane, Josimeire, Gilson
Pedagogia – 6º semestre

Área de Atuação – Ensino fundamental
Série: 5º ano
Tempo estimado: Quatro aulas
Tema: A natureza e suas inter-relações

Este plano de aula faz parte do conteúdo de história e geografia. Para fazê-lo nos baseamos em torno do eixo “natureza e sociedade”, para o Ensino Fundamental I.

Objetivos
- Ler e interpretar textos escritos e orais para compreender e explicar a espacialidade dos fenômenos sociais e naturais do mundo.

Conteúdos
- Leitura do texto natureza e sociedade.
- Dinâmicas da sociedade e da natureza e suas inter-relações.

Recursos
Jornais, revistas e computadores com acesso à internet, cartolina, cola, régua, tesoura e papel sulfite e textos.

Metodologia
1ª etapa
-Leitura de textos relacionados aos fenômenos da natureza e seu impacto na sociedade. Os alunos refletirão depois de uma pergunta feita pelo professor, se as ações do homem geram impacto na sociedade. Após ler diversos textos, identificando onde, quando, como se dá o problema, cada grupo escolhe um tema relacionado à natureza e a sociedade.

2ª etapa
Com base nos textos escolhidos, os grupos identificarão e analisarão os elementos naturais e sociais envolvidos, as intervenções humanas e seus efeitos para o equilíbrio do local. Leva-los até a biblioteca e o laboratório de informática para pesquisar mais sobre os temas escolhidos. O professor orientará a consulta.

3ª etapa
Elaboração de cartazes informativos com base nas informações do texto. Cada grupo deve coletar também imagens diversas (fotos, ilustrações, mapas e esquemas gráficos). Assim, textos e imagens, dispostos sobre cartolina, podem receber título, legendas e explicações. Destacar a importância de indicar as fontes. Os cartazes serão usados em apresentações para a classe.

4ª etapa
Exposição do cartaz ea apresentação do grupo sobre o que aprendeu. Fazer debate coletivo, destacando os principais resultados e conclusões. Sugira que os grupos encarreguem um colega de anotar os nomes e a ordem de quem vai falar. Cada um deve registrar as considerações para, depois, escrever um texto individual sobre as relações natureza-sociedade em diferentes escalas.

Avaliação
Após a leitura de trabalhos feitos com o texto natureza e sociedade, foi possível observar a aprendizagem dos alunos em relação a sua leitura e compreensão de mundo, isto é, a sociedade e o mundo onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário