DISCIPLINA:
História
Turma:
4º Ano do Ensino Fundamental
TEMA:
Consciência Negra
JUSTIFICATIVA:
Justifica-se a importância deste tema para abordar junto ao grupo a importância do respeito ao próximo.
OBJETIVO:
Reconhecer historicamente a importância do dia da Consciência Negra, resultado do movimento negro no Brasil.
Desenvolver atividades que visam ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes sociedade brasileiro e à busca de algumas de suas raízes históricas.
Conhecer as diferentes etnias existentes no mundo.
ESTRATÉGIAS:
- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos referentes ao tema.
- Listar os diferentes tipos de etnias
- Explicar ao grupo o sentido da comemoração e àqueles que lutaram para esta data esta inclusa no calendário cívico nacional.
-Fazer uma breve explanação sobre a figura de Zumbi dos Palmares e a simbologia dele para o movimento negro no país.
- Discutir com os alunos se eles acham necessária uma comemoração como a do Dia Nacional da Consciência Negra.
- Criar situações polêmicas para que você possa sentir como os alunos tratam essa questão, se têm ou não opinião formada ou se simplesmente desconhecem a existência da data.
- Utilizar a lei 10.639, que institui a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-descendente como documento. Eles devem analisar a data em que foi criada, com qual objetivo etc.
- Refletir sobre a adequação ou não dela ao contexto histórico do debate, ou seja, no cotidiano dos alunos, para isso o professor pode levar para a turma diferentes reportagens ou notícias relacionadas à temática, preferencialmente com abordagens bastante diferenciadas, ou melhor, com posicionamentos distantes, em relação a política de cotas para negros na universidade, por exemplo.
- Formar grupos pequenos para um breve debate para exposição das conclusões levantadas pelos grupos, abrindo este debate sendo que nenhuma das interpretações precisa aparecer como verdade absoluta todos têm direito a expressar suas opiniões o que, obviamente, significa não desrespeitar o outro.
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