segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Consciência Negra

DISCIPLINA:
História

Turma:
4º Ano do Ensino Fundamental

TEMA:
Consciência Negra

JUSTIFICATIVA:

Justifica-se a importância deste tema para abordar junto ao grupo a importância do respeito ao próximo.

OBJETIVO:

Reconhecer historicamente a importância do dia da Consciência Negra, resultado do movimento negro no Brasil.

Desenvolver atividades que visam ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes sociedade brasileiro e à busca de algumas de suas raízes históricas.

Conhecer as diferentes etnias existentes no mundo.

ESTRATÉGIAS:

- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos referentes ao tema.
- Listar os diferentes tipos de etnias
- Explicar ao grupo o sentido da comemoração e àqueles que lutaram para esta data esta inclusa no calendário cívico nacional.

-Fazer uma breve explanação sobre a figura de Zumbi dos Palmares e a simbologia dele para o movimento negro no país.

- Discutir com os alunos se eles acham necessária uma comemoração como a do Dia Nacional da Consciência Negra.

- Criar situações polêmicas para que você possa sentir como os alunos tratam essa questão, se têm ou não opinião formada ou se simplesmente desconhecem a existência da data.

- Utilizar a lei 10.639, que institui a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-descendente como documento. Eles devem analisar a data em que foi criada, com qual objetivo etc.

- Refletir sobre a adequação ou não dela ao contexto histórico do debate, ou seja, no cotidiano dos alunos, para isso o professor pode levar para a turma diferentes reportagens ou notícias relacionadas à temática, preferencialmente com abordagens bastante diferenciadas, ou melhor, com posicionamentos distantes, em relação a política de cotas para negros na universidade, por exemplo.

- Formar grupos pequenos para um breve debate para exposição das conclusões levantadas pelos grupos, abrindo este debate sendo que nenhuma das interpretações precisa aparecer como verdade absoluta todos têm direito a expressar suas opiniões o que, obviamente, significa não desrespeitar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário