segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Apresentação do grupo: Joyce, Luana, Michele, Paloma, Vânia e Viviane. 6º semestre


Grupo: Joyce, Luana, Michele, Paloma, Vânia e Viviane. Semestre - Pedagogia

PLANO DE AULA

Conteúdo:

Geografia - As conseqüências da chuva ácida em nossa natureza;

Faixa etária: 5°ano.

Objetivo geral:

-Formular explicações para elementos, fenômenos e acontecimentos presentes no ambiente de seu convívio;

- Propiciar a aprendizagem inicial de conteúdos, saberes e princípios básicos;

- Incentivar a curiosidade, o interesse no aprendizado, a troca de informações e experiências, oferecendo oportunidades para o contato com situações, fenômenos e informações diversificadas que incentivem a observação, a exploração, a pesquisa, a possibilidade de estabelecer relações, refletir, fazer escolhas, debater, argumentar, entre outros.

Objetivo específico:

- Desenvolver nos alunos a idéia do que é chuva ácida;

- Quais as causas;

- Quais os riscos que trazem a nossa vida e a nossa natureza;

- A conscientização da não poluição ambiental;

Metodologia:

1ª Etapa: Ao primeiro momento será mostrado somente algumas imagens de ambientes ou monumentos históricos antes e depois das ações da chuva ácida e a partir daí o alunos serão questionados sobre o que poderia ter ocorrido com aqueles ambientes para estarem destruídos. Os alunos que não concordarem com a opinião dos outros serão convidados a debater as suas idéias.

O professor irá aplicar uma aula teórica sobre o que é a chuva ácida e o que ocorre para que a água da chuva se torne ácida, conscientizando-os assim, da importância da não poluição ambiental.

2ª Etapa: Na segunda etapa da aula será mostrando a classe quais as conseqüências que a chuva ácida pode trazer para a nossa saúde, nossos monumentos e nossa natureza.

3ª Etapa: Será explicado a classe o desenvolvimento da experiência, que terá duração de cerca de 2 semanas.

Os alunos precisarão de: água, vinagre, 2 vasos com uma planta e 2 borrifadores.

Durante duas semanas os alunos, em casa, irão regar as plantas, uma com água limpa e a outra com uma mistura de água com vinagre, simulando a chuva ácida.

4ª Etapa: Passado o tempo necessário, os alunos trarão suas experiências para expor o resultado causado nas plantas e tentarão explicar para os demais, o que ocorreu (de acordo com os conhecimentos obtidos durante as aulas teóricas e através de pesquisas).

Recursos:

- 2 borrifadores de água;

- 2 vasos com uma planta (qualquer planta, de preferência da mesma espécie);

- Água;

- Vinagre.

Avaliação:

Avaliar se os objetivos gerais e específicos foram alcançados visando à conscientização dos alunos sobre as causas e conseqüências das chuvas ácidas em nosso ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário