Conteúdo:
Geografia - As conseqüências da chuva ácida em nossa natureza;
Faixa etária: 5°ano.
Objetivo geral:
-Formular explicações para elementos, fenômenos e acontecimentos presentes no ambiente de seu convívio;
- Propiciar a aprendizagem inicial de conteúdos, saberes e princípios básicos;
- Incentivar a curiosidade, o interesse no aprendizado, a troca de informações e experiências, oferecendo oportunidades para o contato com situações, fenômenos e informações diversificadas que incentivem a observação, a exploração, a pesquisa, a possibilidade de estabelecer relações, refletir, fazer escolhas, debater, argumentar, entre outros.
Objetivo específico:
- Desenvolver nos alunos a idéia do que é chuva ácida;
- Quais as causas;
- Quais os riscos que trazem a nossa vida e a nossa natureza;
- A conscientização da não poluição ambiental;
Metodologia:
1ª Etapa: Ao primeiro momento será mostrado somente algumas imagens de ambientes ou monumentos históricos antes e depois das ações da chuva ácida e a partir daí o alunos serão questionados sobre o que poderia ter ocorrido com aqueles ambientes para estarem destruídos. Os alunos que não concordarem com a opinião dos outros serão convidados a debater as suas idéias.
O professor irá aplicar uma aula teórica sobre o que é a chuva ácida e o que ocorre para que a água da chuva se torne ácida, conscientizando-os assim, da importância da não poluição ambiental.
2ª Etapa: Na segunda etapa da aula será mostrando a classe quais as conseqüências que a chuva ácida pode trazer para a nossa saúde, nossos monumentos e nossa natureza.
3ª Etapa: Será explicado a classe o desenvolvimento da experiência, que terá duração de cerca de 2 semanas.
Os alunos precisarão de: água, vinagre, 2 vasos com uma planta e 2 borrifadores.
Durante duas semanas os alunos, em casa, irão regar as plantas, uma com água limpa e a outra com uma mistura de água com vinagre, simulando a chuva ácida.
4ª Etapa: Passado o tempo necessário, os alunos trarão suas experiências para expor o resultado causado nas plantas e tentarão explicar para os demais, o que ocorreu (de acordo com os conhecimentos obtidos durante as aulas teóricas e através de pesquisas).
Recursos:
- 2 borrifadores de água;
- 2 vasos com uma planta (qualquer planta, de preferência da mesma espécie);
- Água;
- Vinagre.
Avaliação:
Avaliar se os objetivos gerais e específicos foram alcançados visando à conscientização dos alunos sobre as causas e conseqüências das chuvas ácidas em nosso ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário