terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trânsito.

Nomes: Ana Carolina Claudino Santana
Cynthya Gillyana Benicio de Souza
Nélia dos Santos Evangelista Gomes
Rosangela Alves Cardoso dos Santos
Silas Gomes de Souza
Pedagogia 6º semestre

  • Introdução

    Dentre os vários desafios que as metrópoles brasileiras terão de enfrentar no início do século 21, a questão do trânsito será um dos mais importantes.

    O trânsito, mais do que simples deslocamento de pessoas e veículos sobre determinados espaços representa parte da dinâmica da metrópole e da vida de seus moradores. Na verdade, os deslocamentos de veículos e pessoas se relacionam a certas características socioeconômicas (idade, renda, local de moradia, de trabalho, de estudos, etc.), e, também, a uma disputa pelo espaço protagonizada por agentes políticos que desempenham papéis transitórios (pedestres, passageiros, motoristas, etc.).
  • O que é trânsito?

    Trânsito é o movimento de pessoas e de veículo nas ruas. No trânsito podemos se pedestres condutores ou passageiros.
    O pedestre é aquele que circula a pé, o condutor é quem conduz os meios de transporte, o passageiro é usuário de um meio de transporte.

  • Regras de sinais organizam o trânsito.

    Existem regras para organizar a circulação de pessoas e de veículos. Essas regras ajudam a garantir a segurança de pedestres, condutores e passageiros.
    Semáforos, placas de sinalização e faixa de segurança também organizam o trânsito.

EX:

* Os motoristas devem respeitar a sinalização e os pedestres devem atravessar as ruas sempre na faixa de segurança.
* O semáforo (na cor vermelha) está indicando que os veículos devem parar e os pedestres devem seguir.

  • PLANO DE AULA

Faixa etária – 7 anos (2º ano do Ensino Fundamental)

TÍTULO
· Educação para o trânsito

OBJETIVO GERAL
Promover procedimentos, atitudes e valores para a vida em sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Identificar condutores, pedestres e passageiros;
Reconhecer símbolos e cores como forma de comunicação;
Compreender a sinalização e as regras de trânsito como forma de organizar a circulação de pessoas e de veículos nas ruas;
Compreender a importância do cumprimento das regras de trânsito para garantir uma circulação segura e eficiente;

CONTEÚDO
Aprendendo regras de trânsito (placas e sinalizações)

METODOLOGIA
Comentar que as regras para organizar o trânsito nas ruas devem ser respeitadas por pedestres, passageiros e condutores a fim de contribuir para a segurança de todos.
Perguntar se costumam respeitar a sinalização de trânsito, como atravessar a rua na faixa de segurança, observando se o semáforo de pedestre está verde.
Conversar com os alunos sobre como seria o trânsito se não houvesse sinalização.

JUSTIFICATIVA
· Nessa idade as crianças têm muita curiosidade e estão aprimorando seus conhecimentos. Muitas vezes agem por impulso e não prestam atenção podendo causar acidentes, obrigatoriamente o trânsito está inserido em nosso dia – a – dia.

DESENVOLVIMENTO
O intuito dessa aula é orientar aos alunos que:

As placas de trânsito apresentam formas e cores diferentes em função do conteúdo que expressam. As placas de advertência são amarelas e em formato de losango, como a placa “semáforos à frente”.

As placas de regulamentação são brancas, circulares, e tem uma faixa vermelha em volta (com exceção das placas “Parada obrigatória e de a preferência”)

Quando se quer indicar uma proibição, as placas de regulamentação recebem uma faixa vermelha em diagonal, como a placa “proibido estacionar”.


AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através das atividades aplicadas em sala de aula (anexo). - (clike na imagem para Ampliar)




História do Bairro

Grupo: Bruna,Luiz, Mariana e Paula.

Disciplina: História
Turma: 2º ano Ensino Fundamental
Objetivo Geral:
Compreender o passado para caracterizar o presente
Conceituar: anterioridade, posterioridade e simultaneidade
Objetivos específicos:
Conceituar história
Conhecer a história do bairro
Identificar bairros residenciais, comerciais e industriais
Concluir que os bairros se modificam com o decorrer do tempo
Reconhecer os moradores do bairro como formadores da comunidade
Evidenciar as principais características do bairro onde mora
Reconhecer-se como parte integrante e agente da comunidade do bairro

Conteúdo(s):
· História do bairro
· Tipos de bairro
· Transformação de ambientes pela ação do homem
· Como é transformada uma comunidade
· Características do bairro onde mora
· Porque faço parte da comunidade do bairro
· Como posso melhorá-lo

Procedimento(s) Metodológico(s):
Roda de conversa
Roda de histórias
Montagem de cartaz
Produção de maquete do bairro

Recursos:
Dicionário, caderno, livro didático, jornais, revistas, tesoura, cola, lousa, giz, cartolina, isopor e sucata para produção da maquete.

Avaliação:
Através da observação da produção e participação dos alunos.

Cronograma (etapas):
1º dia
Conteúdo:
· Fatos históricos
· Fatos científicos
Objetivo:
· Identificar fatos históricos dentro de um contexto
· Comparar fatos verídicos com fatos científicos
Atividades:
· Perguntar aos alunos se eles sabem o que é história.
· Procurar a palavra HISTÓRIA no dicionário e escrever o significado na lousa.
· Comentar e dar exemplos da vida pessoal do que são fatos reais, fatos bons e ruins que marcaram a vida de uma pessoa.
· Contar a história “patinho feio” e pedir para eles identificarem se é um fato real ou fictício.
· Dar jornais e revistas e pedir para eles identificarem fatos reais, recortar e colar em uma folha de sulfite.
· Fazer leitura e interpretação dos textos.
Avaliação: Será avaliado se o aluno compreendeu o que é historia, se sabe diferenciar histórias reais e não reais. A avaliação será através da produção dos alunos e também pela participação oral.

2º dia
Conteúdo:
· Bairros residenciais, comerciais e industriais
Objetivo:
· Identificar bairros residenciais, comerciais e industriais
Atividades:
· Aula expositiva explicando sobre bairros comerciais, residenciais e industriais. Dar exemplos e mostrar fotos.
· Distribuir revistas e pedir para as crianças recortarem imagens desses tipos de bairro.
· Em grupo as crianças montarão três cartazes por grupo, classificando esses tipos de bairro. Podendo complementar com desenho.
Avaliação: Será avaliada a produção do aluno.

3º dia
Conteúdo:
· Modificação dos bairros
· Características do bairro
· Formação de uma comunidade
Objetivo:
· Concluir que os bairros se modificam com o decorrer do tempo
· Evidenciar as principais características do bairro
· Reconhecer os moradores do bairro como formadores da comunidade
Atividades:
· Pesquisar em que ano foi fundado o bairro e concluir quantos anos fazem?
· Porque tem esse nome?
· Quem foram os primeiros moradores?
· Quais foram as primeiras empresas comerciais?
· Deixar cada criança comentar sua pesquisa, anotar os dados na lousa fazendo um relatório. As crianças devem anotar esses dados no caderno.
Avaliação: Será avaliado o interesse, participação e produção das crianças.

4º dia
Conteúdo:
· Linha do tempo da vida da criança
· Tempo cronológico
· Fatos marcantes
Objetivo:
· Reconhecer-se como parte integrante e agente da comunidade do bairro
· Comparar anterioridade, posterioridade e simultaneidade
Atividades:
· Pesquisar junto com as famílias os acontecimentos mais importantes da vida da criança desde o nascimento até o ano de 2010, montando uma linha do tempo. Podendo utilizar fotos se a família disponibilizar.
· Traçar a linha do tempo na lousa e ir marcando ano a ano os fatos marcantes que a criança for relatando. Comparar os dados, por exemplo, quem nasceu no mesmo ano? Quem entrou no mesmo ano na escola? Quem nasceu no bairro? Quem se mudou depois do nascimento e quando mudou? Calcular quanto tempo faz cada acontecimento?
Avaliação: Será avaliada a produção e participação do aluno.

5º dia
Conteúdo:
· Características do bairro onde mora
· O caminho para sua escola
Objetivo:
· Estabelecer relações espaciais entre a residência e a escola
· Evidenciar as principais características do bairro onde mora
· Saber quanto tempo leva de casa até a escola
Atividades:
· Fazer um desenho representando o caminho de casa até a escola.
· Em grupo fazer uma maquete representando o bairro destacando as características mais importantes.
Avaliação: Verificar se o aluno distingue com clareza bairros residenciais, comerciais e industriais; realiza pesquisa; realiza trabalhos com clareza e ordem; se expressa com criatividade.

Bibliografia:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História/Geografia. Vol 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Tribos Indígenas

Plano de Aula

Grupo: Débora, Denise, Iris, Priscila, Regiane e Sarah

Areá de atuação: Ensino Fundamental - 4° ano

Objetivo Geral:
  • Aprender sobre a cultura indígena
  • Reconhecer históricamente as tribas indígenas

Metodologia

Iniciar a aula conversando com os alunos para descobrir o que eles sabem ou pensam sobre o território brasileiro antes de ter sido descoberto por Pedro Álvares Cabral, o professor pode registrar as impressõoes dos alunos na lousa ou pedir para eles registrarem no caderno.

Após a discussão sobre o fato, ler um texto com os alunos onde aborda sobre o tema proposto e que responda as questão que foram colocadas em xeque.

Fazer outro momento de conversa com os alunos explicando quem morava em nosso território e mostrar a importância da cultura indígena relatando onde tem as tribos hoje em dia e discorrendo sobre suas culturas.

Deixar os alunos explicarem o que aprenderam e verificar se suas hipóteses estavam certas.

Fechar a aula com um vídeo onde irá significar mais o tema, pois trará a cultura indígena.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Natureza e suas inter-relações

PLANO DE AULA
Grupo: Ana Paula, Fabiana, Leiliane, Josimeire, Gilson
Pedagogia – 6º semestre

Área de Atuação – Ensino fundamental
Série: 5º ano
Tempo estimado: Quatro aulas
Tema: A natureza e suas inter-relações

Este plano de aula faz parte do conteúdo de história e geografia. Para fazê-lo nos baseamos em torno do eixo “natureza e sociedade”, para o Ensino Fundamental I.

Objetivos
- Ler e interpretar textos escritos e orais para compreender e explicar a espacialidade dos fenômenos sociais e naturais do mundo.

Conteúdos
- Leitura do texto natureza e sociedade.
- Dinâmicas da sociedade e da natureza e suas inter-relações.

Recursos
Jornais, revistas e computadores com acesso à internet, cartolina, cola, régua, tesoura e papel sulfite e textos.

Metodologia
1ª etapa
-Leitura de textos relacionados aos fenômenos da natureza e seu impacto na sociedade. Os alunos refletirão depois de uma pergunta feita pelo professor, se as ações do homem geram impacto na sociedade. Após ler diversos textos, identificando onde, quando, como se dá o problema, cada grupo escolhe um tema relacionado à natureza e a sociedade.

2ª etapa
Com base nos textos escolhidos, os grupos identificarão e analisarão os elementos naturais e sociais envolvidos, as intervenções humanas e seus efeitos para o equilíbrio do local. Leva-los até a biblioteca e o laboratório de informática para pesquisar mais sobre os temas escolhidos. O professor orientará a consulta.

3ª etapa
Elaboração de cartazes informativos com base nas informações do texto. Cada grupo deve coletar também imagens diversas (fotos, ilustrações, mapas e esquemas gráficos). Assim, textos e imagens, dispostos sobre cartolina, podem receber título, legendas e explicações. Destacar a importância de indicar as fontes. Os cartazes serão usados em apresentações para a classe.

4ª etapa
Exposição do cartaz ea apresentação do grupo sobre o que aprendeu. Fazer debate coletivo, destacando os principais resultados e conclusões. Sugira que os grupos encarreguem um colega de anotar os nomes e a ordem de quem vai falar. Cada um deve registrar as considerações para, depois, escrever um texto individual sobre as relações natureza-sociedade em diferentes escalas.

Avaliação
Após a leitura de trabalhos feitos com o texto natureza e sociedade, foi possível observar a aprendizagem dos alunos em relação a sua leitura e compreensão de mundo, isto é, a sociedade e o mundo onde vivem.

Consciência Negra

DISCIPLINA:
História

Turma:
4º Ano do Ensino Fundamental

TEMA:
Consciência Negra

JUSTIFICATIVA:

Justifica-se a importância deste tema para abordar junto ao grupo a importância do respeito ao próximo.

OBJETIVO:

Reconhecer historicamente a importância do dia da Consciência Negra, resultado do movimento negro no Brasil.

Desenvolver atividades que visam ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes sociedade brasileiro e à busca de algumas de suas raízes históricas.

Conhecer as diferentes etnias existentes no mundo.

ESTRATÉGIAS:

- Levantar os conhecimentos prévios dos alunos referentes ao tema.
- Listar os diferentes tipos de etnias
- Explicar ao grupo o sentido da comemoração e àqueles que lutaram para esta data esta inclusa no calendário cívico nacional.

-Fazer uma breve explanação sobre a figura de Zumbi dos Palmares e a simbologia dele para o movimento negro no país.

- Discutir com os alunos se eles acham necessária uma comemoração como a do Dia Nacional da Consciência Negra.

- Criar situações polêmicas para que você possa sentir como os alunos tratam essa questão, se têm ou não opinião formada ou se simplesmente desconhecem a existência da data.

- Utilizar a lei 10.639, que institui a obrigatoriedade da inclusão do ensino de História da África e da cultura afro-descendente como documento. Eles devem analisar a data em que foi criada, com qual objetivo etc.

- Refletir sobre a adequação ou não dela ao contexto histórico do debate, ou seja, no cotidiano dos alunos, para isso o professor pode levar para a turma diferentes reportagens ou notícias relacionadas à temática, preferencialmente com abordagens bastante diferenciadas, ou melhor, com posicionamentos distantes, em relação a política de cotas para negros na universidade, por exemplo.

- Formar grupos pequenos para um breve debate para exposição das conclusões levantadas pelos grupos, abrindo este debate sendo que nenhuma das interpretações precisa aparecer como verdade absoluta todos têm direito a expressar suas opiniões o que, obviamente, significa não desrespeitar o outro.

A proclamação da República

Série/turma;Educação Infantil
Idade: 4 a 5 anos

Introdução: Este tema está relacionada a " Cidade ou Ambiente" onde vivem, suas condições de vida as quais pertencem historicamente, os bens materiais e culturais em seu cotidiano.

Tempo:10 minutos
Tema: A Proclamação da República

Objetivo específico:
Compreender a história da Proclamação da República

Conteúdo programático:
História
Linguagem Oral e Escrita

Procedimento:
A professora entra na sala de aula e diz:
- Segunda-feira não haverá aula, pois é feriado
o aluno questiona:
- é feriado do que?
Professora diz:
- Proclamação da República.
A professora explica o significado da Proclamação da Republica:
É o dia em que o nosso país deixou de ser mandado por outro país, no caso Portugal e passamos e ser uma Republica, ou seja, um comandante do nosso país vai governar o Brasil.

Recursos:
Livro de História do Brasil

Avaliação:
A professora pede para os alunos ditarem um a carta ao nosso Presidente.
Observar e registrar o aprendizado sobre a Proclamação da república.

Apresentação do grupo: Joyce, Luana, Michele, Paloma, Vânia e Viviane. 6º semestre


Grupo: Joyce, Luana, Michele, Paloma, Vânia e Viviane. Semestre - Pedagogia

PLANO DE AULA

Conteúdo:

Geografia - As conseqüências da chuva ácida em nossa natureza;

Faixa etária: 5°ano.

Objetivo geral:

-Formular explicações para elementos, fenômenos e acontecimentos presentes no ambiente de seu convívio;

- Propiciar a aprendizagem inicial de conteúdos, saberes e princípios básicos;

- Incentivar a curiosidade, o interesse no aprendizado, a troca de informações e experiências, oferecendo oportunidades para o contato com situações, fenômenos e informações diversificadas que incentivem a observação, a exploração, a pesquisa, a possibilidade de estabelecer relações, refletir, fazer escolhas, debater, argumentar, entre outros.

Objetivo específico:

- Desenvolver nos alunos a idéia do que é chuva ácida;

- Quais as causas;

- Quais os riscos que trazem a nossa vida e a nossa natureza;

- A conscientização da não poluição ambiental;

Metodologia:

1ª Etapa: Ao primeiro momento será mostrado somente algumas imagens de ambientes ou monumentos históricos antes e depois das ações da chuva ácida e a partir daí o alunos serão questionados sobre o que poderia ter ocorrido com aqueles ambientes para estarem destruídos. Os alunos que não concordarem com a opinião dos outros serão convidados a debater as suas idéias.

O professor irá aplicar uma aula teórica sobre o que é a chuva ácida e o que ocorre para que a água da chuva se torne ácida, conscientizando-os assim, da importância da não poluição ambiental.

2ª Etapa: Na segunda etapa da aula será mostrando a classe quais as conseqüências que a chuva ácida pode trazer para a nossa saúde, nossos monumentos e nossa natureza.

3ª Etapa: Será explicado a classe o desenvolvimento da experiência, que terá duração de cerca de 2 semanas.

Os alunos precisarão de: água, vinagre, 2 vasos com uma planta e 2 borrifadores.

Durante duas semanas os alunos, em casa, irão regar as plantas, uma com água limpa e a outra com uma mistura de água com vinagre, simulando a chuva ácida.

4ª Etapa: Passado o tempo necessário, os alunos trarão suas experiências para expor o resultado causado nas plantas e tentarão explicar para os demais, o que ocorreu (de acordo com os conhecimentos obtidos durante as aulas teóricas e através de pesquisas).

Recursos:

- 2 borrifadores de água;

- 2 vasos com uma planta (qualquer planta, de preferência da mesma espécie);

- Água;

- Vinagre.

Avaliação:

Avaliar se os objetivos gerais e específicos foram alcançados visando à conscientização dos alunos sobre as causas e conseqüências das chuvas ácidas em nosso ambiente.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Entrevista com Prof Mario Sergio Cortella

Olá
Neste momento em que vivemos acredito que o teor desta conversa com o Professor pode ser muito interessante para entendermos a importância do ensino das ciencias sociais desde criança.